Snow

Notícias

20 de Março, 2020

Governo lança linha de crédito para as empresas- Capitalizar 2018: COVID-19

No âmbito da Linha de Crédito Capitalizar 2018 foi criada a Linha Específica Covid-19, que permite às empresas portuguesas, cuja atividade esteja a ser afetada pelos efeitos económicos resultantes do surto de coronavírus, financiarem em melhores condições de preço e de prazo, as suas necessidades de fundo de maneio e de tesouraria, como por exemplo o pagamento de salários, ou a aquisição de produtos e matérias-primas.

Esta Linha Específica COVID-19, com vigência até 31 de maio de 2020, prevê um dotação global de 200 milhões de euros, dos quais 160 milhões de euros correspondem a dotação “fundo de maneio” e 40 milhões de euros a dotação “plafond tesouraria”. Mais informações sobre a mesma poderão ser consultadas no documento abaixo, assim como neste link.

Para dar resposta a todas as questões sobre esta Linha de Crédito o Sistema Português de Garantia Mútua está ao dispor através do e-mail linhacovid19@spgm.pt ou do telefone 22 61 65 280.

Para além desta medida foi ainda alargado o prazo de vigência das restantes Linhas Específicas da Linha de Crédito Capitalizar 2018, também até 31 de maio de 2020 e, consequente aumento do seu plafond global para 2.800 milhões de euros

As verbas de cada uma das Linhas Específicas e respetivas dotações serão atribuídas numa lógica de “ordem de chegada”.

Documento de divulgação – Linha de Crédito para as Empresas (COVID19)


20 de Março, 2020

Município de Arganil apoia idosos e pessoas em isolamento e quarentena sem resposta social: “Fique em Casa! Nós fazemos chegar!”

A Câmara Municipal de Arganil vem recordar a todos os munícipes, neste momento sensível que atravessamos, a necessidade de adoção de comportamentos responsáveis, nomeadamente a permanência das pessoas em casa, limitando as saídas ao estritamente indispensável, especialmente as mais idosas, pois incluem-se no grupo de risco no caso de contágio pelo COVID-19.

Com efeito, anuncia a criação de uma equipa de intervenção para assegurar a entrega ao domicílio de medicamentos, alimentos e outros produtos de primeira necessidade a idosos e pessoas em situação de isolamento e quarentena sem resposta social. O serviço de apoio em questão “Fique em Casa! Nós fazemos chegar!” vai ser realizado numa estreita articulação com todas as juntas e uniões de freguesia do concelho, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias e com o CLDS 4G.

A medida implementada surge no sentido de manter a população mais vulnerável recolhida em casa, evitando assim expor-se a situações potenciadoras de contágios e será coordenada pelos serviços de Ação Social municipais. Após avaliação das necessidades junto das pessoas a equipa nomeada para o efeito, assegura as necessidades básicas ao nível de medicamentos, bens alimentares e de primeira necessidade.

O Município de Arganil apela assim aos grupos de pessoas acima referidos que caso necessitem deste apoio, contactem o serviço de Acção Social do Município de Arganil, através dos números 235 200 143 ou 924 438 762. Poderá igualmente solicitar este apoio à Junta ou União de Freguesias da sua área de residência.

Aconselha ainda àqueles que se encontrem numa situação de menor carência e que não vejam necessidade de ativar este apoio, para que em cada núcleo familiar quando haja necessidade de sair das suas habitações para adquirir bens essenciais, seja apenas uma pessoa a fazê-lo, de preferência a mais jovem, desinfetando-se posteriormente e convenientemente antes do contacto com os seus familiares.


19 de Março, 2020

COVID-19: Cuidados a ter no manuseamento de lixo doméstico

Durante o combate à pandemia de COVID-19, o Município de Arganil e a ERSUC, apelam à população o cumprimento responsável das novas regras no manuseamento do lixo doméstico.

1. Se tiver, na sua família pessoas infetadas, ou com essa suspeita, lembre-se que os seus resíduos podem também estar infetados. Desta forma deverá:
– Colocar os resíduos em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 da sua capacidade – não encher totalmente os sacos;
– Os sacos devidamente fechados devem ser colocados dentro de um segundo saco, devidamente fechado, e este deve ser depositado no contentor de lixo comum (resíduos indiferenciados).
– Os sacos devem ser sempre colocados dentro do contentor e nunca no chão. Se estiver cheio, coloque no contentor mais próximo ou utilize quando estiver disponível.

2. As luvas, máscaras e lenços devem ser sempre colocados no contentor do lixo comum.

3. Se não tem casos confirmados ou suspeitos no seu domicílio, pode continuar a reciclar e utilizar os ecopontos. A recolha dos recicláveis nos ecopontos continuará a ser assegurada.

Os colaboradores do Município de Arganil e da ERSUC continuam todos os dias a contribuir para a limpeza das nossas ruas, através da recolha e tratamento dos resíduos. A melhor forma de protegê-los, colaborar com eles e agradecer-lhes, é partilhar e cumprir estas regras.

Seja compreensivo para com as adaptações à recolha que este município e a ERSUC possam ter de vir a fazer.

Por fim, informamos que o Projeto Argusrecycling está temporariamente suspenso, no sentido de salvaguardar a saúde dos utentes, funcionários e colaboradores da APPACDM-Unidade Funcional de Arganil.


15 de Março, 2020

Aviso – Balcão Único de Atendimento

Tendo em conta os desenvolvimentos relacionados com o novo Coronavírus – COVID-19 e em consonância com o Plano de Contigência do Município de Arganil e com as recomendações da Direção Geral de Saúde, a partir do dia 16 de Março de 2020 (segunda-feira), o Balcão Único de Atendimento irá prestar serviços à porta-fechada.

Solicita-se a todos os Munícipes que, em caso de extrema necessidade, efetuem marcação prévia através de telefone.




12 de Março, 2020

COVID-19 – Município cancela eventos e encerra instalações municipais até 15 de abril

Face aos últimos desenvolvimentos relacionados com o novo coronavírus – COVID-19 e em consonância com o Plano de Contingência e com as recomendações emitidas quer pela Direção-Geral de Saúde e demais autoridades de saúde, quer pela CIM – Região de Coimbra, em reunião realizada ontem, 11 de março, foram estabelecidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Arganil, através do Despacho N.º 4/GP/2020, medidas de caráter excecional, com o objetivo de prevenir a propagação do vírus e salvaguardar a saúde de toda a comunidade.

Assim, adotando uma posição responsável e preventiva, entre 13 de março e 15 de abril, a Câmara Municipal de Arganil determina:
• O encerramento ao público das seguintes instalações e equipamentos municipais: Piscina Municipal; Cerâmica Arganilense; Biblioteca Municipal Miguel Torga, em Arganil, e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho, em Côja; Postos de Turismo; Parque de Campismo Municipal; Centro Municipal de Recolha Animal, Loja Social.
• O funcionamento dos serviços de atendimento municipais (Centro Empresarial e Tecnológico de Arganil, Centro de Atividades Juvenis, e edifício da antiga CCAM) poderá vir a sofrer alterações quanto ao seu horário, sendo obrigatório o registo de todos os cidadãos que contactem com os serviços municipais. Recomenda-se, ainda, que os utilizadores cumpram as regras de higienização quando acedam aos mesmos.
• Manter o acesso aos locais de atendimento geral ao público da Câmara Municipal de Arganil, privilegiando-se o atendimento não presencial, como o telefone e/ou o correio eletrónico;
• O cancelamento de todos os eventos públicos promovidos pela Câmara Municipal de Arganil, nomeadamente atividades culturais, desportivas e recreativas – espetáculos, sessões públicas, visitas guiadas, atividades para grupos, entre outras. No caso das sessões de cinema, serão realizados esforços para o seu reagendamento, havendo possibilidade de devolução do valor pago pelos bilhetes.
• A suspensão da realização de feiras cuja abrangência não seja estritamente de cariz local, concretamente a edição de 28 de março da Feira das Velharias;
• A limitação do licenciamento de eventos em espaço públicos, em cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde;
• Manter em funcionamento, por enquanto, o Mercado Municipal semanal, realizado à quinta-feira, reforçando as ações de contingência e a sua divulgação já em curso;
• As reuniões presenciais nos serviços técnicos municipais estão condicionadas. Quando realizadas, serão devidamente registados os nomes de todos os intervenientes, devendo ser privilegiado o contacto telefónico e reuniões por videoconferência;
• No que diz respeito às escolas, será cumprido integralmente o que vier a ser determinado pela Direção-Geral da Saúde e pelo Governo, em estreita articulação com o Agrupamento de Escolas de Arganil.

O Município de Arganil recomenda que todas as associações desportivas, recreativas e culturais do concelho suspendam a realização de eventos, cuja abrangência não seja de cariz estritamente local.

Estas medidas podem ser alvo de alteração, ajuste ou reforço em função da evolução da situação de saúde pública provocada pelo COVID-19.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos os nossos munícipes neste responsável compromisso de salvaguardar a saúde pública e prevenir o contágio pelo novo coronavírus.

Consulte o Despacho: Despacho 4_GP_2020 COVID-19