Snow

Notícias

02 de Abril, 2020

COVID-19: Município de Arganil cria bolsa de voluntariado

O Município de Arganil, atento às preocupações e necessidades de todos os munícipes no que respeita ao avanço da propagação do novo coronavírus, responsável pela COVID-19 e, numa estreita colaboração com as IPSS e Misericórdias do concelho , cria a bolsa de voluntariado “Voluntários de Afeto”. Esta iniciativa surge numa óptica de prestação de apoio, sempre que necessário, para reforço e colaboração nestas instituições.

Desta forma, caso não tenha estado exposto a situações de risco, não apresente sintomas ou tenha no seu domicílio pessoas que os apresentem, se tem vontade, espírito de entreajuda, disponibilidade, experiência e/ou formação em:
- gerontologia, fisioterapia, psicologia, enfermagem ou ação social;
- auxiliar de saúde, prestação de cuidados a idosos e/ou dependentes;

Adira a esta iniciativa, Inscreva-se em: https://forms.gle/EEqHWGYdsMDc9SZPA

Seja Solidário, Arganil agradece.










02 de Abril, 2020

Governo reforça medidas extraordinárias de apoio às artes

Neste que é um momento de particular sensibilidade social e económica e apenas o esforço conjunto de todas as entidades públicas poderá vir a minimizar os impactos que se preveem complexos para a sociedade portuguesa e, particularmente, para o setor cultural informa-se que entrou em vigor o Decreto-Lei n.º 10-I/2020, de 26 de março que estabelece medidas excecionais para o setor cultural e artístico, com destaque para os espetáculos não realizados entre os dias 28 de fevereiro de 2020 e até 90 dias úteis após o levantamento do fim do estado de emergência.

O propósito deste diploma é garantir uma proteção especial aos agentes culturais, pelo que se estabelece que os espetáculos não realizados devem, sempre que possível, ser reagendados, para o prazo de um ano a contar da data inicialmente prevista. Como tal, Para tal, permite-se às entidades públicas promotoras de eventos, nomeadamente aos Municípios, fazer uso das medidas excecionais no âmbito da contratação pública (artigo 11.º do referido diploma), para novos contratos ou modificação dos contratos já celebrados.

Conforme divulgado, foi criado um sítio na Internet onde se atualiza toda a informação relevante para os profissionais deste setor em: www.culturacovid19.gov.pt bem como, um e-mail específico de apoio para as entidades artísticas, artistas e técnicos, com o objetivo de esclarecer as medidas de apoio que já foram e que vão sendo aprovadas, com impacto na área da Cultura: cultura.covid19@mc.gov.pt.

No que respeita a apoios à cultura, foi ainda disponibilizada uma Linha de Apoio de Emergência às Artes, com candidaturas abertas até ao próximo dia 6 de abril e integrada no quadro das medidas excecionais e temporárias de apoio ao setor cultural e, um Programa de Apoio à Atividade Cultural, da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Centro, que não se enquadrando propriamente no contexto destas medidas, visa apoiar as associações culturais da nossa região. Sobre este programa, e atendendo à atual situação que o país vive, o prazo de candidatura foi alargado até 30 de abril do corrente ano, para permitir maior capacidade de respostas.

Consulte toda a informação em: www.culturacovid19.gov.pt

Caso persistam dúvidas pode contactar a Direção de Cultura do Centro através dos contactos: culturacentro@drcc.gov.pt ou 239 701 391.


27 de Março, 2020

Autarquia instala hospital de campanha no pavilhão da EB 2,3 de Arganil

A Câmara Municipal de Arganil transformou o pavilhão da EB 2,3 de Arganil uma estrutura de acolhimento com características de hospital de campanha, equipado com 50 camas. O espaço encontra-se preparado desde esta sexta-feira, 27 de março, para acolher doentes infetados com a Covid-19 em caso de necessidade, reforçando a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde (SNS).

Esperando o melhor mas preparado para o pior, o Município de Arganil avançou com uma solução que será posta em prática em último recurso e num cenário muito negativo da pandemia. “Esperamos que esta unidade nunca venha a ser ativada, mas temos a obrigação de tê-la acautelada”, realça Luís Paulo Costa, presidente da autarquia.

Além da meia centena de camas cedidas pelo Exército, o hospital de campanha encontra-se equipado com roupas de cama e de banho e material de apoio, como mesas e cadeiras. A ativação dos profissionais de saúde e dos respetivos equipamentos médicos só acontecerá numa fase posterior, se o SNS não tiver capacidade de resposta para as pessoas que precisam de acompanhamento hospitalar.

Esta é uma solução que se destina a ser a retaguarda das unidades hospitalares locais e regionais e faz parte do plano alargado de resposta da Câmara de Arganil ao surto do novo coronavírus.

Todas as medidas já implementadas e todas as que venham a ser concretizadas para controlo da pandemia, começam, sublinhe-se, em cada um de nós. É importante continuar a seguir as recomendações da Direção-Geral da Saúde, mantendo o distanciamento social, através do isolamento e preservando as distâncias de segurança recomendadas.


27 de Março, 2020

Covid-19 obriga ao cancelamento da Feira das Freguesias

A Câmara Municipal de Arganil decidiu avançar com o cancelamento da Feira das Freguesias, agendada para os dias 12, 13 e 14 de junho, numa altura em que o sentido de responsabilidade e o dever de antecipar cenários cada vez mais prováveis falam mais alto.

Com os procedimentos associados ao evento prestes a iniciarem-se, seria insensato prosseguir com a sua organização, considerando a atual situação de saúde pública provocada pela Covid-19 e a possibilidade de o pico da epidemia acontecer semanas antes da data prevista para a tradicional mostra gastronómica que junta há 14 anos o melhor da cozinha da Beira Serra no centro de Arganil.

Esta é uma decisão que pretende atenuar as consequências de um cancelamento forçado e tardio e que vai ao encontro das medidas que têm vindo a ser tomadas pelo Município de Arganil ao longo das últimas semanas, estabelecidas no plano de contingência municipal, em vigor desde 6 de março.

Relativamente a outros eventos e atividades previstas no concelho, será feita uma avaliação atempada, de forma a averiguar se a situação do Covid-19 se encontra controlada e não coloca em causa a realização de iniciativas futuras. Outras medidas que visem a salvaguarda da saúde pública e o bem-estar dos cidadãos serão tomadas ou reajustadas em função da evolução da situação de saúde pública.

Conscientes de que o controlo do surto pelo novo coronavírus depende de cada um de nós, apelamos à serenidade e responsabilidade de todos os munícipes, reforçando a importância de adotarem comportamentos preventivos, de acordo com as recomendações emitidas pelas autoridades de saúde.


27 de Março, 2020

Suspensão do pagamento de parcómetros é mais uma das medidas da Câmara Municipal de Arganil no combate à COVID-19

A fiscalização do cumprimento do código da estrada nas vias públicas, sob a jurisdição desta autarquia, encontra-se a partir de hoje suspensa por tempo indeterminado, na sequência das directrizes da DGS, que referem que se evite manusear aparelhos na via pública. Com efeito, o estacionamento não está, a partir de hoje, sujeito à fiscalização ou ao pagamento através dos parcómetro, pelos seus utilizadores.

Ainda assim, importa referir que tal medida não anula a possibilidade das viaturas serem autuadas, bloqueadas ou rebocadas pelas autoridades competentes, caso estejam em claro incumprimento, como por exemplo a impedir a circulação.

O Município de Arganil volta a reforçar que é muito importante o recolhimento da população em casa, devendo apenas sair para o estritamente necessário.