Snow

Notícias

05 de Maio, 2020

Município de Arganil inicia levantamento das medidas de confinamento

Através de despacho assinado nesta segunda-feira, 4 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, determinou o levantamento de um conjunto de medidas implementadas no âmbito do combate à pandemia causada pela Covid-19.

Nesta primeira fase serão reabertos ao público de serviços e equipamentos municipais que dão resposta a algumas das necessidades mais urgentes e imediatas dos munícipes:

O levantamento das medidas de confinamento serão acompanhadas de condições específicas de funcionamento, a fixar por Despacho do membro do órgão executivo do respetivo pelouro, incluindo regras de lotação, utilização de equipamentos de proteção individual, agendamento e distanciamento físico que acrescem às condições gerais para o levantar de medidas de confinamento, designadamente, a disponibilidade no mercado de máscaras e gel desinfetante, a higienização regular dos espaços, a higiene das mãos e etiqueta respiratória e a prática do dever cívico de recolhimento e de distanciamento físico.

Foi ainda determinado:

  • O encerramento da Piscina Municipal.
  • O cancelamento de todos os eventos públicos promovidos pela Câmara Municipal de Arganil, nomeadamente atividades culturais, desportivas e recreativas – espetáculos, sessões públicas, visitas guiadas, atividades para grupos, entre outras.
  • A suspensão da feira semanal realizada habitualmente às quintas-feiras.
  • A limitação do licenciamento de eventos em espaço públicos, em cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde.
  • O cumprimento integral das determinações do Governo e da Direção-Geral da Saúde no que respeita aos estabelecimentos do primeiro ciclo do ensino básico, em estreita articulação com o Agrupamento de Escolas de Arganil.

    Consulte o Despacho 8 GP_2020 COVID-19 (Levantamento de Medidas de Confinamento)


    04 de Maio, 2020

    Município de Arganil apoia alunos do concelho no ensino à distância

    Atenta às dificuldades demonstradas por alguns alunos em responder às exigências impostas pela pandemia de Covid-19 que o país atravessa, e empenhado em manter todos os jovens e crianças do concelho on-line, a Câmara Municipal de Arganil decidiu avançar com a aquisição de tablets.

    Esta medida destina-se a promover a igualdade de oportunidades, garantindo o ensino dos alunos do 1.º Ciclo do concelho que não dispõem de condições e meios tecnológicos para acompanhar as aulas à distância. Os equipamentos serão disponibilizados aos encarregados de educação em regime de empréstimo.

    A iniciativa foi desenvolvida em estreita articulação com o Agrupamento de Escolas de Arganil, que procedeu à identificação dos alunos sem equipamento informático, e contou com o apoio das juntas e uniões de freguesia, que se disponibilizaram para adquirir routers 4G, permitindo o acesso à Internet por parte dos alunos que, de outra forma, estariam impossibilitados de assistir às aulas síncronas.

    Nesta missão de colmatar dificuldades e combater o insucesso escolar, a autarquia procedeu, de igual forma, ao empréstimo dos portáteis adquiridos para a Sala de Aula do Futuro, recentemente implementada e inaugurada na EB 2,3 de Arganil, no âmbito do Plano Intermunicipal de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo da Região de Coimbra. Este material foi colocado à disposição dos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico sem recursos para aceder às ferramentas de acesso às aulas e aos conteúdos digitais transmitidos pelos seus professores.


    27 de Abril, 2020

    Município adquire testes Covid-19 para profissionais de IPSS, Misericórdias, bombeiros e GNR

    Foram entregues na passada quinta-feira os primeiros 90 de 400 testes de rastreio à Covid-19 adquiridos pela Câmara municipal de Arganil, no âmbito de uma parceria com a Comunidade Intermunicipal de Região de Coimbra (CIM-RC) e a Administração Regional de Saúde (ARS).

    Os testes vão ser realizados com a colaboração do Centro de Saúde de Arganil, em espaço próprio e devidamente reservado, e destinam-se, nesta primeira fase, aos grupos prioritários: cuidadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Santas Casas da Misericórdia, bombeiros, agentes da GNR e colaboradores da Câmara Municipal com funções essenciais.

    “Queremos garantir que as pessoas que estão diariamente no terreno, a assegurar o bom funcionamento das nossas instituições e a prestar serviço público, são agentes seguros”, explica Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal, frisando que “esta ação de prevenção e despistagem é essencial para manter em segurança toda a população, sobretudo a mais vulnerável”.

    O rastreio envolve a conjugação de dois testes diferentes, o que garante uma margem de fiabilidade significativa. Desenvolvida pela ARS Centro e validada pela Infarmed, a metodologia aplicada permite que os resultados sejam conhecidos ao fim de algumas horas.

    A aquisição dos testes de rastreio surge como medida de reforço e complemento à distribuição de equipamento de proteção individual que tem vindo a ser feita pelas estruturas de apoio do concelho e agentes da GNR e da proteção civil.


    22 de Abril, 2020

    2º Concurso de Marchas Populares do Concelho de Arganil não vai realizar-se

    Após o sucesso confirmado do 1º Concurso de Marchas do Concelho de Arganil, que em Julho passado, a fechar o ciclo das tradicionais festas em honra dos Santos Populares, juntou no Sub-paço 8 marchas e cerca de 400 marchantes, era intenção desta autarquia promover mais uma vez esta popular tradição portuguesa, com o objetivo de mostrar o empenho e perseverança das associações concelhias, que através desta apresentação mantêm vivas as marcas da nossa identidade.

    Quis pois a atual situação em que o país e o mundo se encontram e, de acordo com as indicações das autoridades competentes para o distanciamento social, que os participantes das marchas não pudessem contactar, ensaiar e preparar convenientemente um trabalho que demora meses e é fruto de grande dedicação.

    É por esse mesmo motivo que este ano e a preparar-se para cumprir uma 2ª edição com novidades e previsões de maior sucesso, que o Município de Arganil se vê obrigado a cancelar tal evento, acreditando que em breve tudo estará ultrapassado e que os espaços ora vazios se vão voltar a encher de tradição de cultura e de público.


    16 de Abril, 2020

    Município de Arganil renova período de implementação do Plano de Contingência

    As medidas excecionais de combate à pandemia de Covid-19, inicialmente implementadas pelo Município de Arganil até 15 de abril, vão vigorar enquanto se mantiver declarado o Estado de Emergência. O Despacho de renovação do período de implementação do Plano de Contingência foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, esta quarta-feira, 15 de abril.

    Deste modo, com o objetivo de conter a propagação do vírus e salvaguardar a saúde de toda a comunidade, determina-se:

  • O encerramento ao público de todas as instalações e equipamentos municipais, nomeadamente: Piscina Municipal; Cerâmica Arganilense; Biblioteca Municipal Miguel Torga, em Arganil, e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho, em Côja, Postos de Turismo; Museus; Parque de Campismo; Arquivo Municipal; Centro Municipal de Recolha Animal e Mercado Municipal.
  • O atendimento ao público realiza-se preferencialmente por via eletrónica e/ou telefone, para evitar deslocações desnecessárias aos espaços físicos de atendimento;
  • O atendimento presencial ao público será efetuado através de pré-agendamento, ficando, em regra, limitado aos serviços que não podem ser prestados por via eletrónica e/ou telefone e aos atos qualificados como urgentes;
  • O cancelamento de todos os eventos públicos promovidos pela Câmara Municipal de Arganil, nomeadamente atividades culturais, desportivas e recreativas – espetáculos, sessões públicas, visitas guiadas, atividades para grupos, entre outras.
  • A suspensão da realização da feira semanal realizada habitualmente às quintas-feiras;
  • A limitação do licenciamento de eventos em espaço públicos, em cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde;
  • As reuniões presenciais nos serviços técnicos municipais estão condicionadas. Quando realizadas, serão devidamente registados os nomes de todos os intervenientes, devendo ser privilegiado o contacto telefónico e reuniões por videoconferência;
  • No que diz respeito às escolas, será cumprido integralmente o que vier a ser determinado pela Direção-Geral da Saúde e pelo Governo, em estreita articulação com o Agrupamento de Escolas de Arganil.

    Consultar: Despacho 7_GP_2020 COVID-19 (Plano de Contingência)