Snow

Notícias

19 de Outubro, 2020

COVID-19: Conheça as regras que deve observar no cemitério municipal e nas celebrações da solenidade de Todos os Santos

Tendo em conta a Resolução do Conselho de Ministros n.º 88-A/2020, de 14 de outubro, que declarou a situação de calamidade em todo o território nacional continental em virtude da evolução da pandemia da doença COVID-19 em Portugal, foram estabelecidas novas regras a observar na realização de funerais no cemitério municipal e a adotar por ocasião do Dia de Todos os Santos, exaradas pelo despacho GP/16/2020.

Deste modo, a partir do dia 19 de outubro as exéquias ficam reservadas a um máximo de trinta pessoas, devendo tratar-se dos familiares mais próximos, nomeadamente o cônjuge ou unido de facto, ascendentes, descendentes, parentes ou afins (número que exclui os colaboradores do município e das agências funerárias). Mantém-se a imposição da urna permanecer fechada, não sendo possível o contacto dos familiares com o corpo.

No que respeita, em especial, à celebração da solenidade de Todos os Santos, durante os dias 31 de outubro, 01 e 02 de novembro serão estabelecidos circuitos específicos de entrada e saída no cemitério que se encontrará com horário alargado durante o fim-de-semana (08:00 às 19:00 horas). A capacidade máxima do espaço, tendo em conta a sua área útil, fixa-se em 80 pessoas.

O Município de Arganil recomenda que se evite a deslocação ao cemitério nos horários considerados de maior afluência e que os cidadãos incluídos nos grupos mais vulneráveis optem por outros períodos para recordar os seus entes queridos que já partiram. Também a preparação e ornamentação das campas e jazigos deve realizar-se previamente e com recurso a utensílios próprios, de forma a permitir a redução da permanência no cemitério, que deve restringir-se ao estritamente necessário.

A todo o tempo, em ambas as circunstâncias, mantém-se a necessidade de observar as medidas de distanciamento social (mínimo de dois metros), higiene das mãos e etiqueta respiratória.

A autarquia lamenta qualquer dificuldade decorrente das medidas aqui explanadas, estando certa de que se encontra a trabalhar no sentido de garantir uma melhor proteção da saúde pública, minimizando possíveis riscos de contágio e propagação da COVID-19 no concelho.

Em virtude da evolução da pandemia, os procedimentos descritos poderão ser alvo de alterações a qualquer momento caso seja publicado pelo Governo diploma de conteúdo dissidente.

Despacho GP/16/2020 – Cemitério Municipal / Funerais / Dia de todos os Santos - Pandemia causada por SARS-COV-2 (COVID-19)


22 de Setembro, 2020

Horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais

Considerando os pareceres favoráveis emitidos pela autoridade local de saúde e das forças de segurança, determina o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, que os estabelecimentos abrangidos pelo nº 1 do artigo 10º do Anexo à Resolução do Conselho de Ministros nº 70-A/2020, de 11 de setembro, podem ter horário de abertura a partir das 08:00 horas.

Em tudo o restante, deverão ser cumpridas todas as normas constantes da Resolução do Conselho de Ministros nº 70-A/2020, de 11 de setembro, nomeadamente quanto ao horário de encerramento dos mencionados estabelecimentos, ou seja, o encerramento deverá ocorrer entre as 20:00h e as 23:00 horas.

Clarifica-se, nos termos do nº 2 do Despacho nº 8998-D/2020, de 18 de setembro, conjugado com as alíneas c) e d) do nº 1 do artigo 16º da Resolução do Conselho de Ministros nº 70-A/2020, de 11 de setembro, que os estabelecimentos similares aos estabelecimentos de restauração, designadamente os cafés e pastelarias, podem encerrar até à 01:00 h, não podendo aceitar novas admissões a partir das 00:00 h.

Despacho N.º 15 – Horário de funcionamento dos estabelecimentos


16 de Junho, 2020

Piscina Municipal de Arganil reabre no dia 1 de Julho

A Piscina Municipal reabre no próximo dia 1 de julho, de acordo as indicações emanadas pelo Governo e com a Orientação nº 030/2020 de 29/05/2020, atualizada em 12/06/2020 da DGS, que se refere à prática de atividade física e desporto e, complementares orientações da Federação Portuguesa de Natação (FPN) relativamente ao funcionamento dos serviços.

Esta é mais uma medida da Câmara Municipal de Arganil no que ao plano de progressiva reabertura dos serviços diz respeito, reconhecendo a importância da Piscina Municipal de Arganil na promoção da saúde e bem-estar dos seus munícipes que agora acontece após a salvaguarda da saúde pública e observação de todas as orientações e conselhos das entidades competentes.

Para o funcionamento em segurança houve a necessidade de reajustar a oferta prestada por esta valência, sendo que durante o mês de Julho a Piscina vai funcionar no horário 15h00/21h00 de 2ª a 6ª-feira, disponibilizando os serviços: competição, aperfeiçoamento 1 e 2, Natação Adultos, hidroginástica e natação livre, de acordo com a lotação prevista nas orientações da FPN.

Os serviços de Hidro sénior, Aquagym, Natação Adaptada, Natação para Bebés, AMA 1 e 2 e Pré-Aperfeiçoamento estão temporariamente suspensos de acordo com as recomendações quer da DGS como da FPN de salvaguardar quer os grupos de risco como os grupos menos autónomos que obrigam ao acompanhamento permanente, assim como os serviços de sauna e banho turco, sala de espera / acompanhantes, chuveiros dos balneários, cacifos e secadores de cabelo.

Na salvaguarda da saúde pública, a duração das aulas e da natação livre é de 40 minutos, com intervalo de 30 minutos entre cada bloco de aulas, de forma a permitir a limpeza e higienização das instalações nomeadamente, balneários, nave, material pedagógico e respetiva substituição.

A Natação Livre necessita em todos os casos de marcação prévia e está sujeita a horário específico.

Para esclarecimento dos utilizadores relativamente às adaptações ao funcionamento da Piscina Municipal de Arganil, o Município de Arganil criou o Guia de Utilizador COVID-19, com todas as informações necessárias, apelando à responsabilidade de todos para o cumprimento das indicações disponibilizadas, uma vez que, só uma atitude responsável permite salvaguardar a integridade de todos.

Guia do Utilizador – COVID-19 (Piscina Municipal)


9 de Junho, 2020

Regressa o cinema ao Auditório da Cerâmica Arganilense

Após o interregno forçado com base no Estado de Emergência decretado, o cinema está de volta à Cerâmica Arganilense, já no próximo dia 12 de junho, de acordo com o Decreto-Lei n.º 10-I/2020, que estabelece medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia da doença COVID-19 no âmbito cultural e artístico, com o vencedor do Oscar para melhor filme: “Parasitas”.

De acordo com a Orientação nº 028/2020 de 28/05/2020, no qual a Direção-Geral da Saúde emite orientações, há alguns cuidados que devem ser observados, nomeadamente, o uso obrigatório de máscara, o respeito pelos circuitos assinalados, o distanciamento social e o respeito pelo lugar que o bilhete lhe conferiu, não descurando obviamente o cumprimento da etiqueta respiratória.

Tal como estabelecido, a ocupação do Auditório foi reduzida, sendo que a regra de atribuição de lugares vai cumprir um lugar livre entre espectadores que não sejam coabitantes e a fila anterior e seguinte com ocupação de lugares desencontrados. Para evitar aglomerados e de acordo com as orientações, as sessões não vão ter intervalo.

O calendário de exibições de cinema da Cerâmica Arganilense vai manter-se como habitualmente todas as sextas-feiras, com sessões às 21h30 e um domingo por mês, com filmes de animação, às 16h00. Para evitar filas e aglomerados, aconselhamos que adquira o seu bilhete previamente, no balcão de atendimento da Biblioteca Municipal Miguel Torga, a funcionar entre as 9h00 e as 18h30, de segunda a sexta-feira.

Para mais informações consulte o documento de Orientações de Utilização de Equipamentos culturais da Cerâmica Arganilense, aqui.


8 de Junho, 2020

Feira Semanal regressa em pleno com a reabertura de todos os sectores de comércio

A Feira Semanal de Arganil a realizar na próxima sexta-feira dia 12 de junho, considerando que a anterior quinta-feira é feriado, vai integrar todos os sectores de atividade e comércio, para além do sector agroalimentar que regressou no passado dia 21 de maio, de acordo com o Despacho emitido.

Esta é uma decisão da Câmara Municipal de Arganil, de acordo com o progressivo regresso à normalidade e gradual reabertura dos serviços municipais, em concordância com as orientações da Direção Geral de Saúde.

É importante frisar que na visita à Feira Semanal não deve deixar de observar a necessidade e obrigatoriedade do escrupuloso cumprimento das regras e medidas de segurança, que lhe estão subjacentes, nomeadamente o uso de máscara ou máscara e viseira, o distanciamento físico indispensável à contenção da infeção, a permanência apenas pelo tempo estritamente necessário, a desinfeção das mãos e o cumprimento da etiqueta respiratória.

Despacho Reabertura Total da Feira Semanal


28 de Maio, 2020

Espaço do Cidadão em Arganil reabre a 1 de junho

No seguimento das medidas de progressiva retoma do funcionamento dos serviços municipais, e com na base a Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-C/2020 – Estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID 19, a Câmara Municipal de Arganil reabre ao público a partir do dia 1 de junho, o Espaço do Cidadão, a funcionar no espaço do Balcão Único, temporariamente na Avenida das Forças Armadas.

De acordo com as medidas de prevenção adotadas para o Balcão Único, por questões de saúde pública e em consonância com as recomendações da DGS, o atendimento só será feito por marcação prévia, através da utilização do endereço de correio eletrónico geral@cm-arganil.pt, ou do telefone: 235 200 148.

Para além da obrigatoriedade da observação de todas as recomendações da DGS, como etiqueta respiratória e distanciamento social de segurança, é obrigatório o uso de máscara no interior do espaço e durante todo o atendimento, bem como a desinfeção das mãos com solução de base alcoólica disponibilizada pelos serviços.

O Município de Arganil agradece a compreensão e cooperação de todos para que este se mantenha um espaço seguro e ao serviço do munícipe.


19 de Maio, 2020

Feira semanal de Arganil reabre na próxima quinta-feira com limitações

A Câmara Municipal de Arganil reabre a feira semanal na próxima quinta-feira, dia 21 de maio, de acordo com o Despacho Municipal GP 10/2020 emitido e, seguindo as medidas de contenção e combate à pandemia por SARS-COV-2, da Direção Geral de Saúde. O Mercado Municipal de Arganil encontra-se aberto, com limitações, desde a passada quinta-feira dia 14 de maio.

A reabertura da feira semanal vai ser gradual e vai para já centrar-se em produtos agroalimentares, nomeadamente: minimercado, talho, peixaria, padaria, frutaria e produtos hortícolas para consumo; restauração e similares; flores, plantas, hortícolas, árvores, sementes, especiarias e venda de animais. O horário de funcionamento ao público é entre as 8h00 e as 14h00 e no espaço delimitado apenas podem estar simultaneamente 100 pessoas.

Esta medida surge no âmbito da declaração de situação de calamidade pública e da qual resulta o levantamento gradual das restrições, dando ainda cumprimento à resolução n.º 38/2020 do Conselho de Ministros, que estabeleceu medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia.

É importante frisar que na visita à Feira Semanal não deve deixar de observar a necessidade e obrigatoriedade do escrupuloso cumprimento das medidas de segurança, nomeadamente o uso de máscara ou máscara e viseira, o distanciamento físico indispensável (2m) à contenção da infeção, a permanência apenas pelo tempo estritamente necessário, a desinfeção das mãos sempre que necessário em locais próprios para o efeito no local (ou utilização de luvas) e o cumprimento da etiqueta respiratória. Tais limitações estão também impostas aos vendedores.

Os Quiosques e Bares afetos à Feira Semanal passam também, para além de abertos ao público, a incluir esplanada, que vai funcionar desde que se verifiquem e sejam respeitadas as orientações da DGS para o sector da restauração. Tanto nos quiosques e bares como nas restantes bancas da feira, deve promover-se a contenção, tanto quanto possível, pelos trabalhadores ou pelos clientes, no que respeita ao toque em produtos ou equipamentos bem como em artigos não embalados, os quais devem preferencialmente ser manuseados e dispensados pelos trabalhadores. Em todas as situações devem prioritariamente ser atendidos, os profissionais de saúde, os elementos das forças e serviços de segurança, de proteção e socorro, o pessoal das forças armadas e de prestação de serviços de apoio social.

A Câmara Municipal de Arganil relembra que a abertura deste espaço de comércio ao ar livre pressupõe, tal como nos locais fechados, o cumprimento de regras e recomendações, de forma a garantir um regresso à normalidade com a máxima segurança, quer para clientes como para vendedores.

Regras de funcionamento e orientações – Feira Semanal

Plano de contingência – Mercado municipal e Feira semanal – COVID-19


12 de Maio, 2020

COVID-19: Mercado Municipal reabre no dia 14 de maio com limitações

No seguimento do progressivo levantamento das medidas de confinamento, aconselhadas pela DGS e estabelecidas pelo Governo, o Município de Arganil através do Despacho GP/9/2020 de 08/05/2020 começa gradualmente, à semelhança do país, a abrir alguns espaços anteriormente encerrados.

O Mercado Municipal abre assim novamente portas no próximo dia 14 de maio, porém com algumas limitações de funcionamento. Essas limitações baseiam-se essencialmente em medidas de segurança e salvaguarda da saúde pública no interior do espaço, quer por parte dos detentores dos espaços como dos clientes e, materializam-se no número de pessoas que podem ao mesmo tempo ocupar o espaço, que não deve exceder as 30 pessoas; o uso obrigatório de máscara ou máscara e viseira, desinfeção das mãos através de solução de base alcoólica disponibilizada ao público ou, utilização de luvas quando essencial e, distanciamento quer no atendimento como entre clientes de pelo menos 1 metro, embora preferencialmente e se possível, deva ser de 2 metros.

No exterior do Mercado no que se refere aos espaços de Talho e Peixaria, as condições mantêm-se idênticas quanto à proteção, distanciamento e etiqueta respiratória, no entanto, a permanência deve ser de apenas 1 cliente de cada vez dentro do espaço, a fila de espera, no exterior deve cumprir um distanciamento de 2m entre clientes, bem como não é permitido qualquer consumo no local.

Ainda no exterior do Mercado, nos Quiosques, as regras são as mesmas, acrescendo ainda que o seu funcionamento passe apenas pelo regime “take away”, sem qualquer consumo no local, no qual não deve também existir esplanada.

O Município de Arganil agradece a compreensão e sobretudo a colaboração de todos, para que o Mercado Municipal seja um local seguro para adquirir bens essenciais.

Despacho 9_GP_2020 COVID-19 de 08/05/2020


08 de Maio, 2020

Saúde e trabalho: Medidas de prevenção da Covid-19 nas empresas

No regresso progressivo à normalidade a DGS elaborou um documento orientador no âmbito do Programa Nacional da Saúde Ocupacional, para as empresas e trabalhadores, sobre de que forma podem ser concretizadas diversas medidas de prevenção da Covid-19, desde a higiene das mãos ao cumprimento da distância de segurança, passando pela desinfeção de objetos e superfícies comuns, etiqueta respiratória, proteção individual e automonitorização de sintomas dos trabalhadores.

Neste manual, a DGS recorda que as adequadas medidas preventivas nos locais de trabalho não só permitem salvar vidas, como também garantir o funcionamento das empresas e das cadeias de abastecimento de bens e serviços e, simultaneamente, evitar o absentismo ao trabalho, a doença e as perdas económicas e de produção.

O referido documento foi realizado pela Equipa de Coordenação do Programa Nacional da Saúde Ocupacional da Direção-Geral da Saúde e tem por objetivo sistematizar, com auxílio de exemplos práticos, as principais medidas de prevenção da COVID-19 que o empregador deve assegurar nos locais de trabalho. Consequentemente visa que cada empresa avalie os riscos e adote as necessárias medidas de prevenção e de proteção à infeção pelo novo coronavírus, de forma a salvaguardar uma prestação do trabalho em condições de higiene, segurança e saúde a todos os trabalhadores, tal como preconiza a Constituição da República Portuguesa, o Código do Trabalho e a Lei de Bases da Saúde.

DGS – Saúde e Trabalho: Medidas de Prevenção da COVID-19 nas empresas


07 de Maio, 2020

Balcão Único Municipal reabre ao público com limitações

De acordo com a estratégia do levantamento de medidas de confinamento pelo Conselho de Ministros e consequentes diretrizes da DGS, também o Município de Arganil inicia o trabalho progressivo de levantamento das medidas extraordinárias aplicadas aos serviços municipais.

Desta forma, foi hoje determinado em despacho municipal que o Balcão Único volta a abrir ao público com horário de atendimento entre as 9h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00, porém com a limitação de prestação de serviços municipais, mantendo-se suspenso os atendimentos prestados no Espaço do Cidadão. Refere ainda o documento que o uso de máscara ou viseira é obrigatório dentro deste espaço municipal, assim como a desinfeção das mãos com solução de base alcoólica disponibilizada pelos serviços.

Para além das regras de atendimento definidas legalmente, vai ser privilegiado o atendimento prioritário a pessoas acima dos 70 anos, pessoas com doenças crónicas, diabetes, hipertensão, compromisso do seu sistema imunitário, entre outras patologias consideradas de risco; profissionais de saúde e forças e serviços de segurança, de proteção e socorro, das forças armadas ou de prestação de serviços de apoio social.

O pagamento em numerário deve ser evitado, privilegiando-se o pagamento por cartão ou outro método eletrónico e o livro de reclamações, apesar de na presente conjuntura se encontrar suspensa a obrigatoriedade da sua apresentação, pode ser utilizado com as devidas regras de higienização, privilegiando-se também a sua utilização virtual através do site www.livroreclamacoes.pt.

Ainda que lentamente os serviços estejam a ser retomados e próximos da sua normalidade, pede-se alguma consciência e responsabilidade na deslocação aos espaços municipais, continuando a privilegiar a utilização de outros meios de atendimento, nomeadamente por correio eletrónico através do endereço geral@cm-arganil.pt, através do 235 200 148 ou de outros contactos telefónicos disponíveis no portal municipal.

Despacho Levantamento de Medidas de Confinamento – Balcão Único


07 de Maio, 2020

COVID-19: Revalidação das medidas de segurança no Cemitério Municipal

Considerando a Resolução do Conselho de Ministros nº 33-C/2020, de 30 de abril, que aprovou uma estratégia gradual de levantamento das medidas de confinamento, as orientações emitidas pela Direção-Geral de Saúde, a atualização do Plano de Contingência do Município de Arganil e o Despacho nº 8/GP/2020 do Sr. Presidente da Câmara Municipal, de 4 de maio, também a utilização do cemitério municipal no que respeita essencialmente aos funerais, foi alvo de uma avaliação e revalidação das medidas extraordinárias de funcionamento.

Assim, a partir de hoje e durante o estado de calamidade, apenas podem estar presentes nos funerais o cônjuge ou unido de facto, ascendentes, descendentes, parentes ou afins, não se incluindo neste número os trabalhadores ao serviço do Município de Arganil e das agências funerárias. Em todo o caso não devem ser descuradas as medidas de distanciamento social, higiene das mãos e etiqueta respiratória.

Relativamente ao anterior despacho, matem-se a imposição do caixão fechado que assim permanecerá durante todo o funeral não sendo possível em qualquer altura o contacto dos familiares com o corpo.

Continua ainda a ser recomendável que pessoas pertencentes a grupos de risco e por isso mais vulneráveis, quer sejam maiores de 70 anos, ou tenham anteriores problemas de saúde, não participem nos funerais.

Para segurança de todos, o Município de Arganil solicita a melhor compreensão para tal situação que se prevê temporária e que vai ao encontro do bem-estar de toda a população, ao minimizar riscos e possíveis cadeias de contágio da COVID-19 no concelho.

Despacho Cemitério Municipal – Levantamento de Medidas de Confinamento


05 de Maio, 2020

Alteração ao Plano de Contingência da Câmara Municipal de Arganil

De acordo com o Plano de Desconfinamento de 30 de abril de 2020, do Conselho de Ministros e do Despacho nº 8/GAP/2020 de 04 de maio de 2020, que referencia o levantamento de um conjunto de medidas implementadas no âmbito do combate à pandemia causada pela Covid-19, o Plano de Contingência Municipal desta autarquia foi alvo de avaliação e revalidação e, progressivamente, vem levantar algumas das medidas anteriormente impostas, tendo sempre em consideração a salvaguarda da saúde pública e, internamente, do colaborador.

Medidas e entrar em vigor a partir de 06 de maio de 2020:

A Câmara Municipal de Arganil, no sentido de proteger os seus colaboradores e munícipes, reabre os seus serviços de atendimento ao público de forma gradual e cumprindo os seguintes requisitos:

  • A lotação máxima dos serviços de atendimento ao público deverá ser de 5 pessoas por 100m /2 nas instalações fechadas, devendo estas garantir a distância de segurança de 2 metros entre si
  • É obrigatório o uso de máscara em espaços fechados. Colaboradores do atendimento ao público e público atendido deve usar sempre máscara durante todo o período em que permaneça dentro das instalações.

    Recomendações de atendimento ao público:

  • O colaborador deve estar protegido com máscara do tipo 1;
  • Deve existir solução de álcool gel no balcão de atendimento, tanto para o público como para o colaborador desinfetar as mãos sempre que necessário;
  • O balcão de atendimentos estará protegido com uma guarda de acrílico;
  • Após cada atendimento deve ser feita uma desinfeção das superfícies de contacto;
  • Deve reduzir-se ao máximo o número de objetos no balcão de atendimento;
  • Deve preferir-se, sempre que se aplique, o pagamento por multibanco em detrimento da utilização de dinheiro. Caso haja contacto com dinheiro, deve desinfetar as mãos de seguida;
  • O atendimento ao público será feito por marcação prévia, através dos números de telefone e e-mails disponibilizados, para assim evitar a concentração e tempos de espera das pessoas;
  • Devem estar colocadas, legíveis e visíveis, recomendações como: uso de máscara obrigatório, distâncias de segurança entre outras informações de relevo.

    Recomendações para o regresso dos colaboradores ao trabalho:

  • Continua o regime de teletrabalho para as funções que o permitam;
  • Continua a assegurar-se um horário desfasado e equipas em espelho nos locais de trabalho, sempre que possível;
  • Deve cumprir-se a distância de segurança para cada posto de trabalho.
  • Aconselha-se aos colaboradores com doenças crónicas a utilização de máscara no trabalho, bem como o reforço nas medidas de higienização das mãos;
  • As reuniões de trabalho deverão ser feitas por videoconferência;
  • A todos os colaboradores que estejam em contacto com o público devem ser distribuídos EPI. Os EPI devem ser entregues pelo delegado de segurança de cada sector que, deve explicar a correta utilização dos mesmos, aos colaboradores que o utilizem.
  • Deve existir em cada sector material EPI em stock suficiente.
  • Deve fazer-se a medição de temperatura corporal do colaborador, diariamente.
  • Os espaços de trabalho e instalações devem ser higienizados e desinfetados regularmente, pelo menos duas vezes por dia. Em instalações utilizadas pelo público (pessoas externas ao serviço) a limpeza e desinfeção deve ser feita de hora a hora, com especial atenção a botões, puxadores, maçanetas e outros onde possa haver toque manual;

    Calendarização de abertura dos espaços de atendimento de acordo com o Despacho nº 8/GAP/2020 de 04 de maio de 2020:

  • Arquivo Municipal: 6 de maio;
  • Balcão Único (apenas serviços municipais): 6 de maio;
  • Biblioteca Municipal Miguel Torga (Arganil): 6 de maio;
  • Biblioteca Alberto Martins de Carvalho (Coja): 6 de maio;
  • Centro Municipal de Recolha Animal: 6 de maio;
  • Mercado Municipal: 14 de maio;
  • Cerâmica Arganilense: 1 de junho;
  • Estabelecimentos de ensino pré-escolar (*): 1 de junho;
  • Parque de Campismo: 1 de junho;
  • Postos de Turismo: 1 de junho.

    (*) Na reabertura das escolas, aplica-se a Norma Orientadora de 28 de abril de 2020, da DGS, EMGFA e DGEsTE.

    Plano de Contingência Municipal – Revisão 1


    05 de Maio, 2020

    Reabertura das Bibliotecas Públicas no Concelho de Arganil a 6 de maio

    No seguimento das medidas de desconfinamento aprovadas pelo Governo, as Bibliotecas Públicas vão reabrir ao público no dia 6 de maio. Esta abertura é no entanto limitada, atendendo ao elevado risco de contágio pelo novo coronavírus, que continua presente.

    Na Biblioteca Municipal em Arganil, abrirão ao público os seguintes serviços: Balcão de Atendimento, com serviço de fotocópias, impressões e serviço de referência; a Sala de Adultos com 11 lugares disponíveis, rede wi-fi e acesso a 3 computadores da Biblioteca; a Sala Jovem com 2 lugares disponíveis com acesso a rede wi-fi e computadores da Biblioteca. Está vedado o acesso às estantes e aos periódicos em papel, estando no entanto disponível para consulta os jornais Público e as Beiras em formato digital.

    Na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Coja estará também a funcionar o Balcão de Atendimento, com serviço de fotocópias, impressões e serviço de referência e estarão disponíveis 11 lugares com acesso à rede wi-fi e 5 computadores da Biblioteca.

    As Bibliotecas terão circuitos perfeitamente definidos para circulação dos utilizadores através de sinalética colocada no chão, nas portas e em expositores e será disponibilizada informação pertinente para a sua utilização.

    O horário de abertura ao público será das 9h00 às 17h00 sem interrupção à hora do almoço.

    As Bibliotecas continuarão a prestar os serviços que têm disponibilizado durante o período em que estiveram fechadas, nomeadamente o Empréstimo Domiciliário, feito através de reservas no CATÁLOGO EM LINHA e disponibilizado nos Pontos de Recolha na Biblioteca Municipal em Arganil e na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Coja.

    A partir do dia 6 de maio as Bibliotecas vão passar a receber devoluções dos livros emprestados que serão depositados pelos leitores nos PONTOS DE RECOLHA em recipiente próprio disponível no local.

    Para além da reabertura das Bibliotecas, vão também ter início novos serviços de leitura dirigidos à população:

    Para os mais pequenos e respectivas famílias vai ser reactivado o serviço de leitura PAIS E FILHOS LIVROS E TERNURA, numa versão adaptada às circunstâncias e para as crianças que frequentam o 2º, 3º e 4º ano de escolaridade vai também ser implementado o EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO À DISTÂNCIA com o apoio dos professores de turma. Para viabilizar estes novos serviços vão ser criados outros PONTOS DE RECOLHA nas Escolas do 1º CEB de S. Martinho da Cortiça, Sarzedo, Pombeiro da Beira e Pomares.

    Por último OS LIVROS TAMBÉM ALIMENTAM é um apoio que vai beneficiar todos aqueles que não podem sair de casa e a quem são entregues bens de primeira necessidade em articulação com o Serviço de Acção Social do Município. Junto com os bens entregues irá também um saco com livros. Estes livros poderão ser livros requisitados no catálogo em linha para empréstimo domiciliário, ou oferta de livros de que já existem duplicados nas Bibliotecas e que estariam à venda na Feira do Livro Usado mas, que na impossibilidade da realização da mesma, o Município oferece.

    O Serviço de Apoio à Leitura no Concelho – SALEC- é uma iniciativa do Município de Arganil através da Biblioteca Municipal para projectos de leitura. Pode envolver vários parceiros como a Rede de Bibliotecas Escolares, Instituições, Associações, bem como outros serviços do Município.